sábado, 11 de abril de 2009

Data da Páscoa (e longevidade)


O cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, usando-se como base o calendário lunar que o povo hebreu usava para definir a data da Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

A data da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII, Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo as regras do primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino.

A regra de definição da data é um pouco complicada, e é a seguinte: é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul) ou logo após 21 de março , data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

E onde entra esta coisa de longevidade? Vamos lá.

No ano passado tivemos a Páscoa foi em 23 de março, mais cedo do que provavelmente qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida. Só quem tem mais de 96 anos já viu uma Páscoa tão cedo, pois a última vez que a Páscoa foi assim tão cedo, foi em 1913.

A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como em 2008 será no ano 2228 (daqui a 219 anos). Na próxima vez que a Páscoa for no dia mais cedo permitido pela regra, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 276 anos). Em 1818 foi a última vez que ocorreu em 22 de Março. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a do ano passado.

A chance de nós participarmos da de 2285 depende de você ter a receita secreta da longevidade, e querer compartilhar conosco, ou se a ciência tiver um avanço tão espetacular que nos dê esta possibilidade com qualidade de vida, é claro. Em ambos os casos, com certeza, a notícia estará aqui.

Um comentário:

  1. Verela, bem vindo o artigo. Passamos o final de semana discutindo a respeito da data, porque nao seria a ressurreicao sempre em um dia fixo, como o natal, e sim numa sexta feira e domingo. Alguem surgiu dizendo que seria sempre em lua cheia, foi o mais próximo. Voce tratou de esclarecer.

    Forte abraco

    Ricardo Amorim

    ResponderExcluir